Assistir a filmes em versão original é uma das atividades mais preferidas dos nossos alunos, pois permite associar duas paixões: cinema e línguas estrangeiras. Com frequência, falamos da possibilidade de melhorar em uma língua fazendo atividades que nos dão prazer e, evidentemente, assistir a filmes em versão original é uma delas. Por conta de inúmeras demandas, aqui está nossa seleção dos melhores filmes alemães para assistir em versão original, com ou sem legendas .

locandinapg1

[Good Bye, Lenin! – Alemanha – 2003 – Dirigido por Wolfgang Becker – Comédia – Assista ao trailer do filme aqui].  Comédia irresistível que obteve bastante sucesso tanto dentro da Alemanha quanto fora do país. A mãe de Alex acorda depois do coma que entrou antes da queda do muro de Berlim. Um choque emocional poderia ser fatal, então seu filho Alex decide fazê-la acreditar que o muro ainda não caiu e que tudo continua como antes: tarefa difícil para Alex, que precisa recriar o mundo vivido por sua mãe em uma Berlim onde tudo mudou. Um filme para assistir em alemão. Engraçado e tocante. Assista uma primeira vez com legendas em português. Depois, passe para as legendas em alemão e, aos poucos, tente abrir mão das legendas para aprimorar sua compreensão oral.

Interesse linguístico: linguagem da vida cotidiana,  com um vocabulário bem rico e variado.

Leben_der_anderen_mosalingua_alemao

[ Das Leben der Anderen – Alemanha – 2009 – Dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck – Drama – Assista ao trailer do filme aqui ].

Uma verdadeira obra de arte, que conta a vida na  Alemanha Oriental dos anos 1980 através dos olhos (e ouvidos) de um agente da Stasi (a polícia secreta do regime). Vários momentos memoráveis de um filme que recebeu numerosos prêmios.

Interesse linguístico: além de um vocabulário ligado à vida cotidiana, aprendemos o vocabulário de investigação e inteligência. Nível intermediário.

soul-kitchen

[Soul Kitchen – Alemanha – 2009 – Dirigido por Fatih Akin – Comédia dramática – Assista ao trailer do filme aqui].  Zinos é um jovem dono de restaurante na cidade de Hamburgo, feliz proprietário do Soul Kitchen. Mas ele é deixado por sua namorada de longa data, porque passa mais tempo no restaurante que com ela. Após a separação, Zinos, em plena crise existencial, decide vender o Soul Kitchen. Eis que aparece um novo chefe de cozinha que agrada seus clientes e um DJ que coloca todos para dançar.  A fama do Soul Kitchen, então, se espalha pela cidade e seus arredores.

Die_Welle_mosalingua

[Die Welle – Alemanha – 2008 – Dirigido por Dennis Gansel – Drama – Assista ao trailer do filme aqui].  Uma nova ditadura poderia nascer na Alemanha? Em uma escola alemã,  um professor, com um método nada ortodoxo, tenta dar a resposta a seus alunos. Ao longo de uma semana, seus estudantes vão se transformar em um grupo autocrata chamado Die Welle (A Onda) . Sob a direção do professor, proclamado o “Führer” do grupo, os estudantes escolhem um nome, um símbolo, um uniforme e um cumprimento.  Mas, em certo ponto, o experimento parece sair um pouco do controle…  Interesse linguístico: como os personagens principais são adolescentes, Die Welle oferece a possibilidade de tirar proveito de expressões de estilo (geralmente, um pouco “vulgares”) usada pelos jovens alemães.  O vocabulário é bem rico. com vários termos ligados ao universo da educação e também da política.

lola_rennt

[Lola Rennt- Alemanha – 1998 – Dirigido por Tom Tykwer – Drama – Assista ao trailer do filme aqui]. Se você curte filmes no gênero Sliding DoorsCorra, Lola, Corra não lhe vai decepcionar. Neste filme, Lola corre pela cidade de Berlim, encontrando diversos personagens. Um filme no qual tudo é rápido, em um cenário com uma série de finais alternativos que tornam o filme muito interessante de assistir.

Interesse linguístico: a rapidez do filme é igualmente refletida nos diálogos.  O alemão usado é moderno e rico em gírias utilizadas pelos jovens alemães. Difícil de assistir sem legendas!

la-chute-affiche_338240_47468

[Der Untergang – Alemanha/Áustria/Itália – 2004 – Dirigido por Oliver Hirschbiegel – Histórico –Assista ao trailer do filme aqui].

A figura controversa de Hitler fascina, assim como a história da Alemanha nazista.  A Queda! é um filme de caráter histórico, que acompanha os últimos dias do “Führer”. Hitler se refugia em um bunker quando sua queda mostra-se iminente. Não deixe de assistir.

Interesse linguístico: o vocabulário bélico é predominante, com todas as expressões e todos os termos ligados ao tema.

le-miracle-de-Berne

[Das Wunder von Bern – Alemanha/Áustria/Itália – 2003 – Dirigido por Sönke Wortmann – Drama – Assista ao trailer do filme aqui].

Uma bela história que se desenrola durante o  pós-guerra: em 1954, a Alemanha (RFA) participa da Copa do Mundo. Uma família, então, reencontra seu pai nesse evento histórico após 10 anos de separação, tempo durante o qual ele foi  prisioneiro na União Soviética.

Interesse linguístico: o filme lhe permite aprender um pouco de termos ligados ao esporte e ao futebol em particular. É um pouco mais leve que os outros filmes desta lista.

Embora nem todos esses títulos estejam disponíveis hoje para venda no Brasil, com certeza você irá encontrá-los em boas locadoras. E, se você tiver sugestões de filmes alemães para compartilhar conosco e com os demais leitores do blog, não hesite em postar seu comentário!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s